NUTRIÇÃO


A faculdade de Nutrição é uma das graduações que pertence ao campo das Ciências Biológicas, especificamente da área da saúde. O curso tem como objetivo formar profissionais preparados para lidar com as questões fisiológicas relacionadas com alimentação e os nutrientes, desse modo, ao finalizar a faculdade o estudante estará apto para preparar programas alimentares para os mais diferentes grupos.

 

Quem escolhe atuar na área de Nutrição tem a oportunidade de construir uma careira promissora, visto que a profissão vem crescendo cada dia mais no Brasil. Devido à preocupação das pessoas para manter uma alimentação saudável, a profissão tem sido cada vez mais valorizada no mercado. Desse modo esta opção é uma ótima oportunidade de trabalho para aqueles que desejam atuar na área de saúde.

 

O que é Nutrição

 

 Nutrição é a atividade responsável por estudar as propriedades dos alimentos, de maneira a buscar soluções para promover a saúde a partir da alimentação.

 

Manter uma alimentação equilibrada é o objetivo de muita gente, mas cumprir com essa tarefa não é tão fácil assim. Com a rotina cada vez mais atribulada, o plano de uma vida saudável acaba ficando em segundo plano.

 

Para auxiliar as pessoas a adotarem práticas voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida, o nutricionista é o profissional ideal para ajudar no consumo correto dos alimentos. E para habilitar-se nessa área é necessário investir em uma faculdade de Nutrição, cujo tempo de formação dura em média quatro anos.

 

Como é a faculdade de Nutrição

 

O curso de Nutrição é a porta de entrada para quem tem interesse em seguir carreira de nutricionista. Durante a graduação o aluno é preparado para orientar pacientes em relação ao consumo de alimentos adequados, em prol da saúde. Este profissional é qualificado para ajudar as pessoas no ganho ou na perda de peso e no controle de dietas específicas para tratamentos como diabetes, hipertensão, obesidade etc.


Técnico em Nutrição

 

A primeira diferença básica entre as duas formações é o nível de educação de ambas. Enquanto o bacharelado é uma formação completa de nível superior, acessível apenas para quem já completou o ensino médio, para estar matriculado em um curso técnico basta ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando o nível médio.

 

O curso técnico em Nutrição tem duração de até dois anos, metade do tempo de um bacharelado em Nutrição. O exercício da função tanto para técnicos quanto para bacharéis é permitido exclusivamente aos inscritos no Conselho Regional de Nutrição (CRN) de cada região onde deseja atuar. Os dois profissionais dividem a responsabilidade de promover e recuperar a saúde de pacientes e grupos de pessoas através da boa alimentação.

 

Especialidades e Pós-graduação em Nutrição

 

A continuação acadêmica é uma importante ferramenta para aquelas pessoas que buscam um diferencial no mercado de trabalho. Os profissionais formados em uma faculdade de Nutrição têm uma gama de campos de atuação para seguir e a depender da área escolhida é necessário fazer uma especialização. 

Para quem tem interesse em aprimorar os conhecimentos, ampliar a rede de contatos e construir carreira em um segmento específico os cursos de pós-graduação em Nutrição são as alternativas ideais para conquistar esses objetivos. Entre os cursos mais comuns no cenário educacional estão:

 - Administração Alimentar;

- Desenvolvimento de Produtos Industriais;

- Docência e Pesquisa;

- Nutrição Clínica;

- Nutrição Esportiva;

- Saúde coletiva, entre outras áreas.

 

Faculdade de Nutrição: o que estuda?

 O que estuda no curso de Nutrição? Apesar da grade curricular da faculdade de Nutrição ser composta, principalmente, por disciplinas ligadas à área da saúde, os alunos também estudam matérias de biologia, química e psicologia. Outra característica da área é a carga horária de atividades práticas em campo e laboratório.



WhatsApp