Sobre o curso de DIREITO

O curso de Direito é uma das graduações mais tradicionais do Brasil, e uma das opções de  curso superior que mais atrai estudantes . Não é novidade que para trilhar carreira na área não basta apenas concluir os estudos universitários, o formando precisa ainda passar pelo desafio do Exame da Ordem, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para obter a permissão para advogar.

O que faz o profissional de Direito?

O profissional da área de Direito atua em diversas funções relacionadas à  advocacia . Vale destacar que apenas o título de bacharel em Direito não garante ao profissional a permissão para atuar como advogado, no entanto, o bacharel encontra boas oportunidades de emprego, tanto nos setores público e privado, como no trabalho autônomo. No setor público, os bacharéis em Direito podem prestar concursos públicos específicos, que acontecem todos os anos.

Como é a faculdade de Direito?

A faculdade de Direito visa dar aos futuros profissionais os alicerces necessários para que possam atuar na área jurídica de acordo com a aplicação das normas vigentes em diferentes setores sociais, promovendo a organização das relações entre indivíduos e grupos da sociedade. A graduação desperta bastante interesse em pessoas que almejam dar início a uma tem titulação de bacharelado.

Graduação em Direito

  Na graduação, os estudantes passam por disciplinas distribuídas por quatro diferentes classificações de formação: fundamental, composta por matérias responsáveis por fazer o primeiro contato entre os alunos com a área jurídica; profissional, disciplinas que fazem com que os estudantes comecem a aplicar os primeiros fundamentos do ambiente acadêmico; prática, onde a maior parte de disciplinas voltadas à experiência prática estão presentes; e específica, disciplinas que introduzem disciplinas especificas, que futuramente os alunos poderão optar como especialização.

Pós-graduação em Direito

  Atualmente muitas pessoas interessadas em dar início a um curso de nível superior têm escolhido a área jurídica como alvo de ingresso. Isso faz com que a quantidade de profissionais no mercado de trabalho também seja elevada, aumentando a concorrência ou até mesmo fazendo diminuir a remuneração média para aqueles que atuam no setor.

Com base nisso, fazer uma  especialização em Direito  pode ser uma cartada interessante para se manter atualizado e competitivo na área. Interessados em realizar uma continuação acadêmica no campo do Direito encontram diversas vertentes para se especializar como, por exemplo,  Direito Administrativo , Direito Ambiental,  Direito Digital  e outras.

Qual a grade curricular do curso de Direito?

Os estudantes que ingressam no curso de Direito passam por disciplinas que abordam os mais diversos segmentos da profissão, onde primeiramente focam na parte teórica, enquanto num segundo momento são voltadas à experiência prática. Confira algumas das principais matérias presentes na  grade curricular de Direito :

- Ação Penal

- Ciência Política e Social

- Comunicação e Expressão

- Controle e Constitucionalidade

- Direito da Criança, Adolescente e Estatuto do Idoso

- Fatos e Negócios Jurídicos

- Ilicitude e Culpabilidade

- Interpretação e Produção de Textos

- Processo Coletivo, entre outras disciplinas

Qual é a duração do curso de Direito?

O curso de Direito é uma graduação com duração de cinco anos, divididos em 10 semestres. Com essa formação, os estudantes são preparados para atuar em diferentes segmentos da área do Direito. Vale destacar que nos últimos anos, os alunos podem participar do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição onde estudam, com o objetivo de familiarizar os futuros juristas para a advocacia.

Quanto custa uma faculdade de Direito?

Se você é uma das muitas pessoas que se perguntam o preço de um curso de Direito, é importante saber que tanto os cursos de Direito EAD quanto os presenciais são oferecidos em diversas faculdades em todo o país e normalmente despertam bastante interesse em pessoas que almejam iniciar a graduação. O volume de busca pelo curso também acaba influenciando no preço faculdade. Portanto, é bom saber desde já que um curso de graduação em Direito não é barato.

O que é preciso para ser um profissional de Direito?

Para atuar na área, é fundamental que o candidato tenha o hábito da leitura, uma vez que os livros para estudo da área são densos. É fundamental também que o advogado possua senso de responsabilidade social e ética, pois, independente do segmento pretendido na área o profissional de direito sempre tem de lidar com situações que causam grande impacto na vida de outras pessoas.

Quanto é o salário do profissional de Direito?

A área do Direito possibilita que o profissional assuma diversas posições voltadas ao cumprimento das leis. Desta forma, a variação do salário de um profissional de Direito é grande, uma vez que a média envolve advogados, bacharéis, promotores, juízes, etc. No entanto, se considerarmos apenas a remuneração de advogados com carteira assinada no Brasil, os dados apontam para uma remuneração inicial média de R$ 2.500,00 para recém formados, podendo superar R$ 10.000,00 após anos de experiência.

Quais competências o profissional de Direito precisa ter?

Para ser um bom advogado e se destacar no mercado, o profissional precisa se manter atualizado não somente sobre os temas que se relacionam com sua área de atuação, mas de todos os outros, pois podem ajudar na construção de novas perspectivas e possibilitar a realização do trabalho de forma mais eficiente. Investir em leituras e na continuidade dos estudos é fundamental.

Além disso, há algumas habilidades que são essenciais para um melhor desempenho nas funções do profissional de Direito, principalmente porque o mesmo lida diariamente com vários públicos e situações distintas, é necessário saber agir, comunicar, liderar e ter resiliência. Por conta da grande demanda de trabalhos e também do nível de complexidade em alguns casos, a inteligência emocional tende a ser uma ótima aliada. É necessário também dominar algumas competências que ajudam a administrar a carreira. Acompanhar as transformações sociais para saber se posicionar no mercado também é fundamental. Confira a seguir mais algumas competências que o profissional de Direito precisa ter para ter um bom desempenho em sua trajetória!

•    Sensibilidade social

•    Capacidade de negociação

•    Conhecimento de negócios

•    Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

•    Domínio de interação na internet  - redes sociais

•    Capacidade empreendedora e de gestão

•    Boa comunicação e capacidade persuasiva

•    Capacidade de negociação

•    Organização

•    Inovação e Criatividade

•    Foco e objetividade

 

  Áreas de atuação do profissional de Direito


Existem diversas áreas disponíveis no mercado de trabalho, onde o bacharel em direito habilitado a advogar pelo Exame de Ordem, pode optar por atuar ao longo da carreira profissional. Aqueles que têm o interesse em se tornar promotores ou delegados de polícia precisam prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter ainda dois anos de  inscrição na OAB  como advogado.

Direito Civil

Área do  Direito civil  responsável pela defesa aos interesses individuais relacionados aos bens e propriedades. Nesse campo, o advogado pode se especializar no direito dos bens, das obrigações e sucessões, direito das pessoas e dos fatos jurídicos.

Direito Penal

O campo é focado em ações de crimes e contravenções. O advogado atuante no direito penal poderá atuar tanto na apresentação da defesa, quanto na acusação de envolvidos nos processos.

Direito Tributário

Dominar a legislação tributária é uma das habilidades requisitadas nos profissionais dessa área, responsável por defender os contribuintes e possíveis erros na arrecadação de impostos, taxas, etc.

Direito Trabalhista

A advocacia trabalhista estuda os direitos e deveres nas relações de trabalho. Nessa área o advogado por representar trabalhadores, empresas ou entidades sindicais.

Direito Contratual

O campo do  Direito contratual  trata das relações que surgem em todos os tipos de contratos, inclusive aqueles que estão presentes no exercício de pessoa física e pessoa jurídica. O instrumento jurídico é utilizado nas relações econômicas, fundado no acordo das partes.

Direito Ambiental

Profissionais atuantes no Direito ambiental devem compreender a relação do homem com o meio ambiente para conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente. Pode representar pessoas físicas, jurídicas, ONGs, órgãos públicos, etc.

Direito Empresarial

Considerado um segmento do Direito privado, o Direito Empresarial se preocupa com as questões jurídicas do comércio, desde os contratos às situações para abertura e fechamento de um negócio, entre outras.

Direito do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor estabelece a legislação básica do Direito do Consumidor. O advogado atua com as relações de consumo, podendo defender os consumidores ou fornecedores.

Como ingressar na área do Direito?

O Direito é uma das graduações com mais difícil acesso entre os cursos do nível superior. A concorrência nas instituições públicas de ensino para os cursos de Direito é uma das mais altas, e o mesmo acontece em algumas instituições da rede privada. Portanto, se dedicar no estudo para um vestibular de Direito é fundamental, para ingressar na área.

Onde o profissional de Direito pode trabalhar?

O profissional formado no curso de Direito encontra boas oportunidades de emprego, tanto nos setores público e privado, como no trabalho autônomo.

No setor público, os bacharéis em Direito podem prestar concursos públicos específicos, que acontecem todos os anos. Eles oferecem vagas para delegados, promotores, juízes e advogados públicos. No setor privado, os advogados que são aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e têm a carteira da OAB encontram um amplo espaço em empresas, que cada vez mais buscam esses profissionais para ajudá-las com situações burocráticas e, também, representá-las em situações judiciais.

Como profissional autônomo, o graduado em Direito não precisa esperar pelos concursos públicos ou depender de empresas. Atualmente, essa é uma das maneiras mais comuns de atuação, onde muitos advogados preferem ter seus próprios escritórios e, dessa forma, podem trabalhar com quantos clientes desejarem.

WhatsApp